"Irei fazer o maior programa habitacional da história e entregar 5 mil casas", destaca Evandro 13, em debate na TV Otimista

Candidato petista priorizou propostas para transformar Fortaleza

Na noite desta segunda-feira, 16, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, participou do debate entre prefeituráveis promovido pelo Grupo Otimista de Comunicação. Durante as quatro horas de debate, Evandro 13 se dedicou em mostrar os projetos que tem para entrar para história do município. Entre as propostas, ele enfocou a criação do “maior programa habitacional da história de Fortaleza”.

“Irei fazer o maior programa habitacional da história de Fortaleza, em parceria com o Governo Federal. Foi o presidente Lula que lançou o Minha Casa, Minha Vida, foi ele que deu dignidade para tantas e tantas pessoas. Aqui em Fortaleza, o atual prefeito, de 2021 a 2023, não investiu nem um terço do orçamento de habitação. Irei fazer o maior programa de regularização fundiária daqui de Fortaleza, entregando 5 mil casas e o papel da casa própria. Vou ampliar o programa de recuperação, de melhorias nas casas. É isso que o fortalezense deseja. São propostas efetivas”, afirmou.

Além de habitação, Evandro 13 defendeu mudanças na saúde de Fortaleza. O número de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantis do município é baixíssimo para a demanda de crianças e de jovens que necessitam de atendimento. A atual realidade é de descaso com essas e com outras demandas da saúde do município.

“Vou ampliar, na área da saúde, os Caps. Fortaleza tem 16 Caps. Apenas três são infantis, para cuidar de quase 500 mil crianças e jovens. Eu vou ampliar esses Caps, irei fazer o concurso para médicos psiquiatras e psicólogos, o que o prefeito não fez. Infelizmente, para você ter uma ideia, hoje, em Fortaleza, um médico psiquiatra, em média, tem de atender 150 pessoas. De que forma esse médico vai conseguir atender? Então, eu quero cuidar do fortalezense. Cuidar do fortalezense é olhar para aqueles que mais precisam”, disse.

Ainda na saúde, o candidato petista garantiu que irá priorizar famílias atípicas que buscam atendimentos nos 121 bairros da cidade, mas, infelizmente, não encontram amparo da Prefeitura. A experiência de Evandro 13 na área proporcionará resultados eficientes para o município.

“Sei da importância de amparar as famílias atípicas. Lá na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, criei uma unidade chamada Centro Inclusivo para Atendimento ao Desenvolvimento Infantil (Ciadi), onde a Assembleia atende 100 crianças todo mês. Acolhemos, tratamos e encaminhamos não só crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome Down, mas também as mães e os pais atípicos. Eu, enquanto prefeito de Fortaleza, a partir de primeiro de janeiro de 2025, irei instalar, em cada regional de Fortaleza, o Espaço Girassol, em que haverá uma equipe multidisciplinar, formada por neuropediatras, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e dentistas. Iremos atender todas as crianças de Fortaleza. Em cada regional, teremos o Espaço Girassol. Hoje, Fortaleza tem aproximadamente 23 mil crianças e jovens que necessitam de um tratamento e de um acompanhamento por parte do município de Fortaleza. Infelizmente, eles não têm esse amparo”, destacou. 

Revitalização

Outro aspecto analisado por Evandro 13 é o desastre do atual gestor com a região central da cidade. O compromisso de Evandro 13 é, por meio da integração de esforços, revitalizar o Centro e a Avenida Monsenhor Tabosa, tanto pela economia quanto pela relevância cultural que as áreas possuem.

“É importante que a gente faça com o turismo uma interligação com vários eixos temáticos, com várias intervenções. Por isso, é importante a parceria que eu vou ter com o Governo Federal, com o presidente Lula, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o governador do Ceará, Elmano de Freitas. A gente vai revitalizar o Centro da cidade, que, hoje, infelizmente, está entregue às baratas. Vou revitalizar o corredor da Monsenhor Tabosa, onde nós iremos fazer intervenções, criar um corredor que, efetivamente, possa dar vida àquele espaço, um patrimônio da cidade. Por isso, vou fazer investimentos na cultura, em eventos. Não pode ter Réveillon apenas na Beira Mar. Temos que levá-lo para os bairros mais afastados. Nós temos que valorizar a nossa cultura, as nossas quadrilhas juninas e o nosso pré-carnaval, que quem lançou foi o governo do PT, mas que, hoje, infelizmente, não é enxergado pela Prefeitura de Fortaleza”, explicou. 

Turismo e empreendedorismo

Embora seja o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, Fortaleza também é a terceira cidade mais desigual da região. Muito disso se justifica pela falta de oportunidades para quem quer, por exemplo, empreender na Capital. Para isso, Evandro 13 salientou que pretende investir em pólos gastronômicos na cidade. O objetivo, com isso, é gerar emprego e renda para os fortalezenses. Mas, além disso, ele quer atrair investidores criando um polo hoteleiro na Praia do Futuro.

“Nós temos que espalhar polos gastronômicos em toda a cidade. Não apenas na Varjota, na Aldeota e nem apenas em três ou quatro bairros de Fortaleza. É importante que se criem polos gastronômicos espalhados por toda a cidade. Gera emprego e gera renda em todos os 121 bairros de Fortaleza. Tão importante quanto criar polos gastronômicos é criar o polo hoteleiro na Praia do Futuro. Se nós fizermos uma análise, os grandes hotéis estão saindo da Beira Mar. Nós temos que incentivar, para que esses hotéis possam ir para um destino turístico extremamente importante da nossa cidade, que é a Praia do Futuro, atraindo investidores e empreendedores, para que a nossa cidade possa ter um crescimento ordenado, e não desordenado, como está atualmente, em que somente uma parte da cidade é vista pelo atual prefeito, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza”, observou.

Fim da Taxa do Lixo 

Mais uma vez, Evandro 13 se comprometeu a acabar com a Taxa do Lixo em Fortaleza. A cobrança começou a ser feita pela atual gestão do município, não apresentou melhorias na limpeza urbana e sua criação não tem justificativa. Evandro 13 afirmou que irá colocar um fim na cobrança.

“A primeira atitude que irei tomar será enviar para a Câmara Municipal a revogação da Taxa do Lixo. Vamos acabar com essa taxa que o atual prefeito criou. Nós vamos acabar com essa taxa imoral em Fortaleza. Nós iremos acabar com os 1.200 pontos de lixo. O prefeito se vangloria que não são 1.200 pontos, são 900. Ou 900 ou 1.200, nós vamos acabar com esses lixões. Ele só vê a Beira Mar, a Aldeota e o Meireles. Nós iremos olhar para os 121 bairros de Fortaleza”, finalizou.