"Não tem ninguém melhor que o Evandro para governar a cidade de Fortaleza", garante Lula
Público vibrou em noite histórica de união contra o bolsonarismo na Praça do Ferreira
A defesa da democracia, da justiça social e da redução das desigualdades sociais está cada vez mais forte entre os fortalezenses, que lotaram, na noite dessa sexta-feira, 11, a Praça do Ferreira, no centro da cidade. O megacomício virou símbolo da união petista contra o bolsonarismo no município. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou bem claro que o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, é a melhor opção para representar a cidade.
"Só pelo fato do Evandro ser o candidato indicado pelo Camilo, ser o candidato apoiado pelo companheiro Elmano, ser o candidato apoiado, inclusive, pelo Cid Gomes, eu posso dizer pra vocês: não tem ninguém melhor que o Evandro para governar a cidade de Fortaleza", exclamou.
O megacomício reuniu deputados estaduais e federais, vereadores da capital e do interior, prefeitos, lideranças partidárias, correligionários e outros líderes que apoiam a democracia em Fortaleza. O ato teve presença da deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, que aderiu à campanha de Evandro 13. O candidato petista discursou em nome da defesa às instituições democráticas, que estão em risco no segundo turno das eleições no município.
"Aprendi, na política, com esse homem que aqui está, Luiz Inácio Lula da Silva, que nós temos que respeitar as instituições democráticas, a diversidade, as minorias, a população. O time dele (André) é o time que nega a ciência, que desrespeita as mulheres, que desrespeita as pessoas com discurso de ódio, é o time bolsonarista, é o time fascista, é o time que não respeita ninguém. Nós vamos desmascará-lo", assegurou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, que governou o Ceará por duas vezes, destacou que o candidato bolsonarista retrata as piores características que existem na política brasileira e garantiu que Fortaleza não será entregue nas mãos de quem já atentou contra a ciência, contra a democracia e contra as minorias de todas as formas.
"Fortaleza não pode ser entregue ao que há de pior na política desse País, que é o ódio, a intolerância, que é a falta de respeito às mulheres, aos mais pobres, às minorias. Esse candidato que representa o Bolsonaro aqui no estado do Ceará e em Fortaleza. O candidato de lá representa o negacionismo, p ódio, as fake news. Esse candidato estava apoiando o dia 8 de janeiro, tentando dar um golpe na democracia desse País. Eu não tenho dúvidas de que Fortaleza é uma cidade democrática. Fortaleza não vai ser entregue ao fascismo, ao bolsonarismo. A vitória não será apenas de Evandro, será da democracia aqui na cidade de Fortaleza. Ele está tentando esconder o Bolsonaro, mas nós vamos mostrar à população de Fortaleza que ele é, sim, o candidato do Bolsonaro contra o candidato do Lula aqui em Fortaleza", explicou.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, lembrou a história de resistência que Fortaleza possui. Segundo ele, o povo fortalezense acredita naqueles que priorizam os mais pobres e que podem melhorar a realidade dos mais humildes nos 121 bairros da cidade.
"Nós vamos derrotar o bolsonarismo na cidade de Fortaleza, porque essa cidade tem uma história de rebeldia. Essa cidade acredita em políticas que olhem especialmente para os mais pobres, para quem, como Lula e Camilo, garantiu o Pé-de-Meia nas escolas das redes estaduais, e o Evandro está propondo o Pé-de-Meia na rede municipal, porque nós acreditamos na educação. Dia 27 é pela democracia, é pelos mais carentes, é pelo time que, juntos, pode muito mais pelo povo, é pelo time de Lula, de Camilo, de Elmano, de Evandro. Dia 27 é 13", vibrou.
O presidente Lula observou que o ciclo de ódio ao PT se repete em Fortaleza e que a origem da violência política contra os petistas é a incompetência dos adversários e a dificuldade deles admitirem a capacidade petista de melhorar a vida do povo.
"O Evandro tem hoje contra ele aqueles que têm ódio do PT, aqueles que xingavam a Luizianne, aqueles que xingaram agora o Camilo, alguns até que eram amigos do Camilo e que, de repente, começaram a falar mal do Camilo e vocês sabem quem é, aqueles que nunca aceitaram o fato da gente governar esse estado com mais competência do que eles governaram a vida inteira", disse.
O negacismo que acompanha a trajetória do candidato do Bolsonaro na cidade também foi criticado pelo presidente Lula. Além de ser contra o negacionismo na capital, Lula defendeu seriedade no debate público, o que não existe entre os bolsonaristas em Fortaleza.
"Essa cidade não pode ter um negacionista. A única virtude dele (André) é colocar na internet as coisas que ele anda fazendo de depilação. Não pode. Quando for para um debate, alguém que é candidato a Fortaleza tem que dizer o que é que vai fazer em Fortaleza, como é que vai cuidar da saúde em Fortaleza, da moradia, do saneamento básico, da educação, do transporte. Não tem que ficar falando bobagem o tempo inteiro. Ele tem que dizer o que ele vai fazer para atender às necessidades do povo dessa cidade", finalizou o presidente.