Campanha de Evandro 13 firma compromisso com entidades que defendem interesses de crianças e adolescentes
Gabriella Aguiar, candidata a vice-prefeita, assinou o documento e convocou as entidades para que juntos possam elaborar políticas de defesa das crianças e adolescentes
A candidata a vice-prefeita de Fortaleza na chapa Evandro 13, Gabriella Aguiar, assinou, na tarde desta quinta-feira (3), uma carta-compromisso da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), além das recomendações da Coalizão pelo Clima, Crianças e Adolescentes (CLICA) e da Rede Urban95. Além disso, foi assinado o Termo de Compromisso com as diretrizes da Agenda 227. Neste documento, a Agenda 227 – movimento que reúne mais de 400 organizações de todas as regiões brasileiras – apresentou à candidata um conjunto de diretrizes sobre temas estratégicos para a população de 0 a 18 anos.
“O que temos observado é que em Fortaleza houve um sucateamento total do sistema de proteção social pela atual gestão. E como esperamos encontrar um cenário bem complicado, vamos precisar da ajuda de todos para desenvolver as políticas públicas necessárias para dar a assistência necessária para as crianças e os adolescentes”, relatou a candidata a vice-prefeita.
Em Fortaleza, nos últimos anos, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) foram abandonados e as políticas públicas para a área foram descontinuadas. “Houve trocas constantes dos secretários da assistência social e da saúde, os funcionários têm um contrato de trabalho precário e com isso não conseguem desenvolver as políticas necessárias, tudo isso aliado ao número insuficiente de Cras para atender a uma população que só cresce. A porta de entrada do sistema de proteção social atualmente está fechada”, relatou Gabriella Aguiar.
Mesmo com a carta-compromisso assinada, a candidata a vice-prefeita alertou que “nossa gestão será colaborativa e participativa, pois compreendemos que a sociedade de hoje não é a mesma daqui a quatro anos, por isso contamos com vocês”.