Catadores de recicláveis “têm um papel fundamental na melhoria da qualidade da vida em Fortaleza”, ressalta Cristiane Leitão
Na manhã desta sexta-feira (20), a futura primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, visitou a comunidade do Planalto Universo, no bairro Vila União, e se deparou com a realidade dos catadores de recicláveis. Sem apoio e incentivo da atual gestão municipal, os catadores sentem que trabalham na invisibilidade.
Claudia Silva todos os dias anda pelas ruas da cidade recolhendo resíduos sólidos. Coleta, separa e encaminha para os depósitos de reciclagem. Um trabalho que rende pouco e é realizado sob condições precárias. Sem estrutura para transportar o material, as poucas oportunidades que surgem, ainda são perdidas.
“Eu não tenho como coletar mais material porque não tenho transporte. Se eu tivesse pelo menos uma bicicleta para levar as coisas, porque hoje é tudo carregado nas sacolas, nas costas mesmo. Eu já perdi muitas doações, porque não tenho como buscar e não tenho ajuda de ninguém”, conta.
Foi ouvindo a história de vida da catadora de recicláveis e, as principais dificuldades enfrentadas, que Cristiane Leitão, se comprometeu a ser uma primeira-dama atuante que vai olhar para as fragilidades da categoria e devolver dignidade para quem se sente esquecido.
“Com a gestão do Evandro, nós vamos apoiar e estruturar as Associações de Catadores, ampliando a quantidade de Galpões Públicos de Triagem dentro do Modelo de Gestão Compartilhada. Além de apoiar e dar assistência técnica aos grupos e organizações de catadores levando formação e capacitação profissional para a categoria. Vamos dar condições para um trabalho digno com a estrutura necessária e desenvolver a sustentabilidade na cidade. É muito importante a gente olhar para os catadores porque eles trabalham em prol de melhorar a qualidade de vida da sociedade, então eles precisam e merecem ser valorizados”, destacou.
Um compromisso que já faz parte do trabalho realizado por Cristiane enquanto primeira-dama da Assembleia Legislativa. Com foco em promover responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, Cristiane implantou na Alece o Comitê de Responsabilidade Social que desenvolve iniciativas para contribuir com o trabalho dos catadores. Todos os resíduos produzidos na Alece são doados para quatro Associações de Catadores, o que ajuda a melhorar a renda dos trabalhadores. Um projeto que na gestão de Evandro 13 será ampliado para beneficiar todos os catadores de recicláveis de Fortaleza.
Centro de Recondicionamento de Eletroeletrônicos
Com Evandro 13 prefeito de Fortaleza, a futura primeira-dama vai ajudar também a impulsionar na reciclagem do resíduo eletroeletrônicos: celulares, computadores, monitores, televisões, câmeras fotográficas, impressoras, fotocopiadoras, entre outros.
Uma das propostas é implantar o Centro de Recondicionamento de Eletrônicos. Um local apropriado para o recebimento de resíduos específicos.
Além de contar com o ponto de coleta apropriado, serão oferecidos cursos de capacitação para que à população possa desenvolver a consciência ambiental.
Cláudia Silva
Catadora
"Eu não tenho como coletar mais material porque não tenho transporte. Se eu tivesse pelo menos uma bicicleta para levar as coisas, porque hoje é tudo carregado nas sacolas, nas costas mesmo. Eu já perdi muitas doações, porque não tenho como buscar e não tenho ajuda de ninguém".