Cristiane Leitão visita Cidade 2000 e defende oportunidade de trabalho para jovens e idosos 

 Em caminhada pelo bairro Cidade 2000, Cristiane Leitão, a futura primeira-dama de Fortaleza, visitou comerciantes, ambulantes e constatou que falta capacitação para os mais jovens serem inseridos no mercado de trabalho e que a terceira idade se sente excluída das oportunidades de emprego.

Na pracinha da Cidade 2000 é comum encontrar vendedores ambulantes. Dos mais jovens aos mais velhos, pessoas que geram sua própria renda vendendo produtos e alimentação. Paulo Sérgio tem 55 anos e hoje vende lanches e bebidas pelas ruas do bairro. Para ele, as oportunidades de emprego formal são limitadas. A idade mais avançada não abre portas para o mercado de trabalho.

“Emprego pra minha idade não tem mais. Pra quem tem 40 anos já fica difícil, imagina pra quem tem 55 anos? Eu até faço entrevistas, vou atrás, mas muitas vezes sou dispensado por conta da idade. É um preconceito porque eu sou um profissional, tenho capacidade de produzir, mas eu sei que hoje o mercado é muito digital. Precisa capacitar quem é mais velho também para acompanhar as mudanças. Até pra vender um lanche nas ruas a gente precisa se desenvolver com as tecnologias”, disse.

Em caminhada no bairro, Cristiane Leitão, defendeu a necessidade de qualificar os mais jovens com cursos de capacitação para o primeiro emprego, assim como inserir as pessoas da terceira idade que são ativas e precisam ser valorizadas.

“Aqui na Cidade 2000, conversamos com a população sobre empreendedorismo, para gerar renda e oportunidades de trabalho digno para todos. Precisamos levar formação e capacitação para todos. Vamos dar oportunidades para que ninguém se sinta excluído”, disse a futura primeira-dama.

Horizonte Digital


Assim como implantou o Centro de Inclusão Tecnológica e Digital, enquanto secretário de Desenvolvimento e Trabalho do Estado, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, vai criar novas oportunidades para capacitar a população de Fortaleza. Uma delas é o Horizonte Digital, um centro de formação tecnológica com cursos sobre as inovações do mundo digital. No local, a população irá aprender a produzir conteúdos para a internet: gravação de vídeos, edição e utilização dos recursos tecnológicos.

O Horizonte Digital vai oferecer também espaços com Wi-Fi e desta forma os fortalezenses poderão utilizar os espaços como ambientes de trabalho. Serão oferecidos ainda locais com cenários de estúdios pré-montados para ajudar na gravação dos conteúdos na internet.

Apoio aos microempreendedores

Trazer facilidade para o desenvolvimento do microempreendedor também é proposta de Evandro 13 na geração de emprego e renda. Os microempreendedores vão contar nas regionais com a implantação do Ligeirinho. Uma central de serviços que vai dar apoio técnico e oferecer crédito com agilidade para quem deseja abrir o próprio negócio. A iniciativa irá fomentar a economia local dos bairros e melhorar a oportunidade de investimento dos microempreendedores.