Debate na TV Verdes Mares: Evandro 13 apresenta propostas concretas e é o que mais convence eleitores nas vésperas do primeiro turno
Petista mostrou que a parceria com Lula, Camilo e Elmano fará do município um lugar melhor para se viver, especialmente entre os mais humildes
O debate entre prefeituráveis promovido pela TV Verdes Mares, afiliada da Globo, na noite desta quinta-feira, 3, deixou bem claro, mais uma vez, que o candidato do PT à Prefeitura Fortaleza, Evandro 13, é o mais preparado para administrar o município. Ao longo de três horas de debate, Evandro 13 usou seu tempo para apresentar propostas concretas e de possível execução para resolver os muitos problemas da cidade. O candidato petista salientou que sua candidatura representa a necessária mudança que, neste momento, o povo fortalezense clama.
“Nós somos o projeto que vai resgatar Fortaleza. No dia seis de outubro, próximo domingo, vamos refletir e eu me proponho: avalie minha história, minha trajetória. Vamos mudar Fortaleza. A verdadeira mudança está no 13. Evandro para prefeito de Fortaleza”, destacou.
Entre as propostas mais relevantes, Evandro 13 realçou as transformações que sua gestão trará em áreas como a saúde, com a criação, por exemplo, do terceiro turno de atendimento nos postos de saúde. Segundo ele, o abandono ao qual a atual gestão está submetendo o município está deixando marcas críticas que precisam ser resolvidas o quanto antes.
"A situação da saúde de Fortaleza é crítica. É um verdadeiro abandono. Nós, a partir de primeiro de janeiro de 2025, vamos criar o terceiro turno, ampliando o horário de atendimento, que hoje é até 19h, para as 21h, para atender os nossos trabalhadores e trabalhadoras, depois do seu ambiente de trabalho. Nós vamos, também, criar o Espaço Girassol, em todas as regionais de Fortaleza, com equipe multidisciplinar, para acolher e acompanhar crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down. Eu já faço isso na Assembleia. Nós atendemos lá por meio do Centro de Inclusão para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e vou levar essa experiência para a Prefeitura de Fortaleza. Vou criar, também, o Cartão Saúde Mais Fácil, em que nós iremos conveniar, com as clínicas populares de cada bairro, para que o cidadão também possa ser atendido por essas clínicas, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). É dessa forma, com respeito, que nós vamos trabalhar pelos fortalezenses", explicou.
Ainda na saúde, o candidato petista lembrou da necessidade de intervenções em equipamentos públicos municipais que foram fechados pela atual gestão. Ele explicou que as unidades precisam voltar com os atendimentos para desafogar a demanda remanescente de pacientes que foram privados de seus atendimentos por falta de sensibilidade da gestão municipal.
"Realmente, a saúde de Fortaleza está na UTI. Emergências foram fechadas pelo atual prefeito. Exemplos disso são os Gonzaguinhas, o da Barra, o do José Walter e o da Messejana, além do Frotinha da Messejana, que ele diz que reformou, mas que caiu o teto. No Instituto Doutor José Frota (IJF), falta paracetamol, falta esparadrapo. Nós vamos ter que fazer uma grande intervenção. Vamos ampliar os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em Fortaleza, que tem 16 Caps. Com a saúde mental, nós temos que ter como prioridade, contratando médicos psiquiatras e psicólogos. Nós vamos reabrir todas as emergências que foram fechadas. Nós vamos, também, entregar o Hospital da Mulher para a mulher. Portanto, com respeito, com diálogo, e não com imposição, como o atual prefeito faz, e quer vender para a população uma coisa que não é verdade", afirmou.
Taxa do Lixo
Evandro 13 reiterou que irá acabar com a Taxa do Lixo a partir do ano que vem. Segundo ele, a cobrança não trouxe benefícios ao povo de Fortaleza e reflete a falta de uma gestão eficiente e segura no município.
"Quero dizer que eu vou acabar com a Taxa do Lixo. Fortaleza está precisando de um gestor que não abandone, que esteja presente. O atual prefeito não é presente. Ele não vê os lixões que existem em Fortaleza, com 1.200 pontos de lixo. Nós vamos fazer um mutirão para acabar com os pontos de lixo. Fortaleza está precisando ter um gestor que possa investir e bem investir na saúde, na educação, na infraestrutura e não estar criando taxas, onerando, ainda mais, o bolso daquele que mais precisa", garantiu.
Saneamento básico
Outro compromisso firmado pelo candidato petista para sua gestão é universalizar o saneamento básico municipal. Para isso, ele terá a parceria direta do Governo do Estado do Ceará, assim como em muitos projetos para a cidade.
"No total, 33% dos fortalezenses não têm acesso ao saneamento básico. Farei uma forte parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em que nós vamos universalizar, até o final do meu governo, o saneamento básico de Fortaleza. Vamos ter a parceria para acabar com isso", observou.
Habitação
Na área da habitação, Evandro 13 propõe resolver três grandes dificuldades, que, atualmente, a população mais carente do município está passando: as faltas de moradia, de documentação legal e as condições precárias dos imóveis.
"Irei fazer o maior programa habitacional dessa cidade. Nós vamos, por meio de uma forte parceria com o presidente Lula, fazer cinco mil moradias em nossa cidade. Iremos, também, entregar o papel da casa, por meio do programa de regularização fundiária. Com isso, vamos entregar o papel da casa, para você, que tem a posse, mas não tem a propriedade da sua casa, para você ter a segurança. Irei, ainda, ampliar um programa de melhorias de moradias. Vou te respeitar, fortalezense", assegurou.
Segurança Pública
Para enfrentar a criminalidade, Evandro 13 contará com ações planejadas e de inteligência resultantes da parceria com o presidente Lula e com o governador do Ceará, Elmano de Freitas. A integração foi mostrada pelo candidato petista como um dos caminhos a seguir para enfrentar a violência no município.
"Vou fazer o Pelotão da Guarda Municipal em todas regionais de Fortaleza, para o patrulhamento nas praças públicas, das paradas de ônibus, das escolas e dos postos de saúde, para levar mais segurança pra você. Vou fazer o maior programa de iluminação da nossa cidade, o Cidade de Luz. Temos, infelizmente, uma cidade escura. É desta forma que se faz o enfrentamento à criminalidade: integrando a Prefeitura de Fortaleza ao Sistema Único de Segurança, com o Governo Estadual, com as polícias Militar e Civil, integrando, também, ao Governo Federal com as Polícias Rodoviária Federal e Federal", concluiu.