Em arrancada histórica, Evandro 13 irá disputar o segundo turno em Fortaleza
Com 480.174 votos, o candidato petista mostrou força nas urnas com crescimento exponencial
A esperança está acesa entre os fortalezenses para o segundo turno das Eleições 2024. A estrela do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, resplandeceu nas urnas e está na disputa do segundo turno das eleições. Com uma votação expressiva, Evandro 13 fez história, saiu de 4% das intenções de voto antes da campanha e arrancou para 34,33% dos votos válidos no primeiro turno do pleito municipal, totalizando 480.174 votos, em uma das maiores arrancadas da história da disputa eleitoral em Fortaleza.
"Estou muito feliz. Nós tiramos quase meio milhão de votos. Saímos de 4, 5, 6% para 34%. Nós iremos procurar todos aqueles que querem, efetivamente, uma Fortaleza melhor, um prefeito que cuide das pessoas, que cuide da população. Por isso, eu irei procurar todos aqueles que disputaram, todas as lideranças, para que possam se juntar ao nosso projeto", afirmou Evandro 13.
A chegada de Evandro 13 ao Comitê Central foi nos braços do povo, em uma enorme festa dos eleitores, regada à vibração, ao calor humano e ao sorriso nos rostos de quem acredita que Fortaleza pode ser muito melhor. Após a chegada, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, Evandro 13 concedeu entrevista coletiva à imprensa e deixou claro que, no segundo turno, a luta será contra o bolsonarismo no município.
"A gente tem que deixar bem claro que a disputa agora é contra a extrema direita, o bolsonarismo na nossa capital, contra o representante do Bolsonaro que foi para o segundo turno. Então, a gente tem que deixar muito claro: o nosso projeto é um projeto que vai cuidar das pessoas. Nós iremos procurar todos aqueles que acreditam nisso, que não são negacionistas, que não desrespeitam as pessoas, a imprensa, de maneira geral, a população de uma maneira geral. Para isso, é importante que venham se juntar a esse projeto. Aqui, não é o projeto do Evandro, não é o projeto do Partido dos Trabalhadores (PT). É o projeto de um arco de alianças, um amplo arco de alianças, contra o projeto bolsonarista que está aqui em curso em nosso Estado e aqui na nossa capital", constatou.
O ex-governador do Ceará por duas vezes e, agora, ministro da Educação do presidente Lula, Camilo Santana, agradeceu ao povo pela presença de Evandro 13 no segundo turno e foi enfático ao dizer que a candidatura petista enfrentará um candidato antidemocrático a partir de agora, que apoiou a tentativa de um golpe na democracia brasileira em 2023 e que não respeita as pessoas.
"Quero agradecer ao povo de Fortaleza pela opção de ter colocado o Evandro no segundo turno. O que está em jogo aqui no Ceará, nesse segundo turno, é aqueles que defendem a democracia e aqueles que tentaram dar um golpe no nosso País, aqueles que representam o Bolsonaro. Vou fazer um desafio a vocês da imprensa e à população: me mostre uma obra do Bolsonaro nos últimos quatro anos no Ceará. Fui governador desse estado e, ao contrário, ele perseguiu o Ceará. Acabou com o Minha Casa, Minha Vida. Tentou acabar com o Mais Médicos. Tentou acabar com o Farmácia Popular, enfim, quem tem as políticas de apoio à população, os projetos sociais, é o governo do presidente Lula. São os nossos partidos aliados, então, nós vamos tentar dialogar com a população de Fortaleza, respeitando a vontade sempre da população, porque a democracia é isso", assegurou.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, enfocou a diferença de propostas entre a candidatura de Evandro 13 e a candidatura bolsonarista na disputa do segundo turno. Segundo Elmano, é preciso comparar os projetos e valorizar quem pensa no povo mais humilde e na diminuição das desigualdades sociais na cidade, o que pode ser visto na candidatura petista.
"Penso que nós vamos ter o debate em Fortaleza aprofundado, um debate de dois projetos muito claros de diferença entre eles e que eu tenho muita confiança na Fortaleza democrática, a Fortaleza que acredita na democracia e não em alguém que mobiliza pessoas para ocupar o Congresso, o Supremo, para desrespeitar os poderes. Eu não acredito que Fortaleza vá por esse caminho. Fortaleza vai pelo caminho da democracia, vai pelo caminho da solidariedade, de um projeto que olha com maior atenção para os mais pobres. E esse projeto é representado pela candidatura do companheiro Evandro do PT, que, depois de 12 anos, volta ao segundo turno na eleição de Fortaleza, com aliados. Estou muito confiante de que, no segundo turno, nós vamos conquistar a vitória com muita humildade, com muito diálogo, mas com muita firmeza, reunindo todos aqueles e aquelas que têm absoluta clareza no que que representa a capital do Ceará ter um bolsonarista disputando o segundo turno na eleição. Eu tenho absoluta convicção de que, da mesma maneira, que Fortaleza deu a vitória ao Lula em 2022 vai dar a vitória do time do Lula, de Camilo e de Elmano em Fortaleza, agora, em 2024", concluiu.