Em sabatina da Tv Otimista, Evandro 13 reafirma que vai criar o maior programa habitacional e assegurar moradia digna
O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13 participou na noite desta sexta-feira (13) da sabatina da Tv Otimista e defendeu propostas para reduzir a desigualdade social na capital. Durante a entrevista, o postulante ao Paço Municipal, garantiu que será um prefeito presente, falou sobre investimentos na economia, implantação de programas para segurança e ressaltou que Fortaleza vive um momento histórico com a oportunidade de eleger um prefeito que é do mesmo projeto liderado pelos Governos Federal e Estadual.
Na entrevista, Evandro 13, reforçou que reduzir a desigualdade social será prioridade em sua gestão. Entre as propostas apresentadas sobre o tema, Evandro 13 assegurou que vai implantar novas moradias e fazer o maior programa habitacional da cidade.
“Minha maior prioridade é reduzir as desigualdades sociais. Aproximadamente 140 mil pessoas não têm onde morar ou vivem em condições precárias. Em parceria com os Governos Federal e Estadual, eu vou criar o maior programa habitacional que essa cidade já viu para dar um teto às pessoas”, confirmou.
Na entrevista, o petista relembrou que, apesar de Fortaleza ser a capital com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, ainda apresenta altos índices de pobreza, sendo a terceira cidade com maior desigualdade social da Região.
“Fortaleza é a cidade mais rica do Nordeste, com o maior PIB da Região, mas em contrapartida é a terceira cidade com maior desigualdade social. A grande maioria vive sem dignidade, sem moradia e muitas vezes até sem um prato de comida. Eu tenho visitado os bairros e eu vejo a pobreza. Quero governar para os 121 bairros de Fortaleza, nós temos que enxergar aqueles que hoje são invisíveis”, disse.
Para reduzir as diferenças sociais, Evandro 13 falou também sobre a implantação de programas como o Fortaleza Sem Fome, projeto semelhante ao Ceará Sem Fome do Governo do Estado que irá combater a insegurança alimentar da população que vive em extrema pobreza e ampliar o programa de aluguel social para retirar mais de 9 mil pessoas que estão em situações de rua.
Prefeito para cuidar das pessoas
Durante a sabatina, Evandro 13 foi questionado sobre o que faria diferente da atual gestão do prefeito. Enfático, ele respondeu: “Primeiro que eu não vou abandonar a cidade. O prefeito abandonou. Jamais irei abandonar a cidade e depois vou aparecer para fazer gracinhas. Serei um prefeito presente e implantarei políticas públicas. Eu irei assumir a prefeitura de Fortaleza para cuidar das pessoas”.
Oportunidade histórica para mudar Fortaleza
O candidato petista considerou ainda que na sua gestão municipal terá o apoio dos Governos Federal e Estadual. Uma oportunidade que Evandro 13 considera única para transformar Fortaleza.
“É uma oportunidade histórica que o fortalezense tem de ter um alinhamento com o Governo Federal, com o Presidente Lula, com o Governo Estadual com o Governador Elmano e ter a prefeitura de Fortaleza com o prefeito Evandro do PT. O que eles (adversários) chamam de hegemonia, eu chamo de integração e de parceria. Com esse alinhamento só quem vai ganhar é o fortalezense”, pontuou.
Garantir mais segurança
Sobre o assunto segurança dos fortalezenses, Evandro 13, defendeu a atuação de ações municipais integradas com as forças de segurança dos Governos Federal e Estadual.
“Segurança pública se faz com integração, parcerias e um dos primeiros atos que vou fazer é integrar a prefeitura de Fortaleza ao sistema de segurança pública com a Polícia Federal e Rodoviária Federal e com as polícias Militar e Civil à nossa guarda municipal. Hoje não existe nenhum tipo de integração, não se tem ações de estratégias e inteligência”, ressaltou.
O candidato explicou ainda sobre a proposta de criação do Pelotão da Guarda Municipal que vai zelar pelo patrimônio municipal e atuar em ocorrências simples auxiliando a Polícia Militar.
“Em cada regional terá um Pelotão de Guarda Municipal que vai fazer o patrulhamento das praças, areninhas, paradas de ônibus, dos equipamentos de saúde, integrado com Polícia Militar. Nos finais de semana, nas ocorrências do CIOPS, 53% dos chamados são relativos a situações de perturbação do sossego alheio: brigas de vizinhos, de som alto, são situações de menor potencial ofensivo. Isso corresponde a 700 homens (Policiais Militares) sendo deslocados. Se tivesse uma integração da Guarda Municipal com a Polícia Militar, provavelmente muitos desses problemas a Guarda poderia resolver também e o efetivo da polícia resolveria problemas de potencial ofensivo maior”, esclareceu.
Investimentos na economia e valorização do comércio
Especialista em economia, Evandro 13, disse que irá fazer uma reestruturação no Centro da Cidade para incentivar o comércio local e destacou quatro pontos importantes: melhorar a infraestrutura, promover segurança, oferecer incentivo fiscal e fazer um trabalho social para os moradores de rua.
“O Centro de Fortaleza tem que passar por uma revitalização, na área de infraestrutura, segurança e precisa atrair o comerciante e a atração passa pelo benefício fiscal. Vamos incentivar para que as pessoas possam se estabelecer no centro da cidade. Você anda pelo centro hoje e fica com coração partido de ver lojas e mais lojas fechadas, com placas de aluguel ou transformadas em estacionamento. Temos também que fazer um trabalho com a população em situação de rua e dar para elas o aluguel social. Esse conjunto de variáveis vai dar uma requalificada e revitalizada”, explicou.
Ainda sobre o incentivo da economia local, Evandro relembrou que a Avenida Monsenhor Tabosa, que outrora foi famosa pelo comércio e hoje está abandonada, também será revitalizada. “O corredor da Monsenhor Tabosa é um patrimônio cultural da cidade e hoje acontece a mesma coisa do que vemos no centro e precisa ser requalificada e trazer mais incentivo, “ disse.
Ao lado do povo
Na sabatina, o candidato petista respondeu sobre possíveis alianças em um segundo turno e pontuou que está ao lado de pessoas que defendem o mesmo projeto para cuidar de Fortaleza. “Tenho grandes líderes ao meu lado: Lula, Camilo, Elmano, Cid e sobretudo: o povo. As pesquisas estão nos dando bons resultados”, finalizou.