Em visita ao Beco do Céu, Evandro 13 se compromete a fazer uma transformação social nas comunidades replicando iniciativa de sucesso 

Capacitação profissional, incentivo ao empreendedorismo, aulas de esportes, entre  outras iniciativas  fazem parte de um projeto que revolucionou a comunidade e que o candidato petista pretende replicar por Fortaleza


Em caminhada pelo bairro Vila Velha, neste sábado (21), o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, e a futura primeira-dama, Cristiane Leitão, visitaram a comunidade Beco do Céu e conheceram a periferia sob a perspectiva de investir em projetos sociais como agente transformador.

Uma comunidade que dá exemplo de como o esporte, a cultura e as oportunidades são fundamentais para transformar a vida de quem mora na periferia. Entre casas coloridas um beco, que hoje é cheio de vida e que alimenta sonhos, já foi uma das grandes favelas, conhecida como Inferninho.

Quem mora na comunidade do bairro Vila Velha transitou, literalmente, do inferno ao céu com um projeto de inovação social. Com incentivos do Governo do Ceará e da iniciativa privada, a comunidade mudou em aspectos físicos e estruturais. O Beco do Céu hoje é um centro de formação que oferece oficinas de artes, laboratório de informática, aulas de esportes, de empreendedorismo e inúmeras atividades para o desenvolvimento social de quem mora no local. A iniciativa é considerada como um “case de sucesso” para capacitar a população carente e transformar vidas de quem antes só tinha uma alternativa.

“Eu passei muito anos envolvida com drogas, não tinha muita alternativa pra mim não. Precisei de muita força de vontade pra conseguir sair. Pra mudança acontecer você precisa de força de vontade, de apoio e enxergar novos caminhos”, relata Tatyane Costa, moradora da comunidade, que participou do projeto e hoje é comerciante no Beco do Céu. Fez curso de informática, empreendedorismo para mulheres, culinária, entre outros. Ela conta que todas as oportunidades foram abraçadas com entusiasmo e determinação. “O que aparece de curso eu tô participando. Ajuda em tudo. Aprendo coisas novas, já ganhei até dinheiro participando de projetos e investi tudo aqui no meu comércio”, explica.

Promover a inclusão social por meio de oportunidades no esporte, na cultura, na capacitação e geração de emprego é o que propõe Evandro 13 para as comunidades carentes de Fortaleza. Durante a caminhada no bairro Vila Velha, o candidato disse que iniciativas de sucesso como a do Beco do Céu, serão replicadas no seu governo.

“Hoje a gente vê a transformação que isso teve, mudando a vida de pessoas, socializando, ressocializando vidas e, portanto, é isso que nós vamos fazer na prefeitura de Fortaleza: nos integrar a entidades, ONGs do terceiro setor, vamos nos associar ao Governo do Estado do Ceará, ao Governo Federal para que exemplos como esses, possam ser replicados por toda Fortaleza”, disse, Evandro 13.

Fundo Municipal do Esporte

Para os jovens esportistas, Evandro 13 também irá implantar programas de incentivos. Será criado o Fundo Municipal do Esporte, um programa semelhante ao oferecido pelo Governo do Ceará, que dá apoio financeiro aos jovens carentes para que eles possam participar de competições e investir na modalidade esportiva praticada. O Fundo Municipal será oferecido aos jovens desportistas de Fortaleza.

Mais saúde no Vila Velha

Ainda em visita à Vila Velha, Evandro 13 foi abordado pelos moradores sobre o descaso e abandono com a saúde. A emergência do principal Hospital da região, o Gonzaguinha da Barra do Ceará, foi fechada pela atual gestão municipal. Uma atitude que causa revolta e indignação nos moradores. Evandro 13 se comprometeu a reabrir todos os serviços de saúde que tiveram as portas fechadas pelo atual prefeito, como por exemplo o Hospital Gonzaguinha da Barra do Ceará, de Messejana, do José Walter e o Hospital da Mulher. No Vila Velha, o petista declarou: “Aqui eu me comprometo com vocês em entregar de volta o Gonzaguinha da Barra para a comunidade da Barra do Ceará. Esse é o meu compromisso”.