“Eu não serei um dirigente esportivo, serei prefeito de Fortaleza”, afirma Evandro 13
Em sabatina transmitida pela Tv Diário e Rádio Verdes Mares, o candidato petista apresentou suas propostas sobre vários temas
Fotos: Tiago Gadelha, SVM
Em sabatina realizada pelo programa PontoPoder, na manhã desta quarta-feira (23), o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, apresentou propostas para saúde, mobilidade urbana, educação, geração de emprego e renda, valorização e proteção das mulheres. Na entrevista, Evandro 13 fez duras críticas a postura do seu adversário, a quem chamou de “01 do Bolsonaro”, e disse que o candidato do PL tenta fazer da disputa eleitoral uma partida de futebol para tirar vantagem dos torcedores e que não tem propostas sólidas para apresentar à população.
“Pegue a trajetória da minha vida. Eu respeito as pessoas. Não sou misógino, racista, preconceituoso. Na sociedade tem espaço pra todo mundo e a gente tem que respeitar as diferenças. Então é isso que está em jogo e não um jogo de futebol. Eu não serei um dirigente esportivo, eu serei prefeito de Fortaleza para todas as torcidas, do Fortaleza, do Ceará, do Ferroviário”, concluiu.
Sobre o seu adversário, Evandro 13 foi enfático. “Como ele não tem propostas, ele quer se utilizar dessas artimanhas, como ele sabe que no futebol, existe um ingrediente muito forte que é a paixão, ele quer se utilizar dessa variável. Ele não tem experiência, não tem preparo, além de ser uma pessoa mal educada. A forma como ele trata as pessoas do estado do Ceará e o Brasil está conhecendo”, disse.
Durante a entrevista, Evandro 13 comentou sobre o vídeo, gravado por André Fernandes, que ganhou repercussão nacional, em que o candidato do PL desconsidera a quantidade de mulheres assassinadas por feminicídio e usa a expressão “dane-se” para tratar do assunto. “Um misógino, uma pessoa racista, que não respeita ninguém. Essa é a grande realidade. Diferente dele, eu respeito as pessoas”, ressaltou.
Na entrevista, Evandro 13 relembrou que está ao lado de quem já apresentou inúmeros programas que mudaram a vida da população mais carente e criticou a proposta de renovação apresentada pelo candidato do PL que hoje é aliado a políticos e lideranças que defendem a taxa do lixo. “O adversário, o 01 do Bolsonaro, como ele mesmo se autointitula, dizia ser anti sistema. Como a pessoa diz ser anti sistema e é aliado de uma pessoa que está na vida pública há mais de trinta anos, como o Bolsonaro que ele tem como líder, como “mito?”, perguntou.
“Ele se diz anti-sistema e o presidente do partido dele é uma pessoa que tem mais de 30 anos, que inclusive já foi preso. Ele se diz anti-sistema e recebe mais de R$ 13 milhões para sua campanha. Diz que faz uma campanha com uma caixa de som, sendo que recebeu milhões de fundo eleitoral. O meu time é do Lula, Camilo, Elmano e do povo de Fortaleza e também dos partidos aliados. E o time dele, todos nós sabemos, é o time do Bolsonaro e da turma da taxa do lixo. Como ele vai acabar a taxa do lixo se a turma que criou tá lá com ele? Será que vão votar contra o que eles mesmos criaram? Isso fica para a reflexão da população fortalezense”, ponderou.
Propostas
Na sabatina, Evandro 13 apresentou diferentes propostas para mudar a vida dos fortalezenses, como a implantação do Espaço Girassol, que vai oferecer assistência e suporte aos pacientes e familiares de pessoas com espectro do transtorno autista (TEA), síndrome de down e outras necessidades especiais.
O candidato petista falou também sobre a proposta que vai beneficiar os trabalhadores de aplicativo com isenção de 50% do IPVA para motociclistas. “A parte que cabe à prefeitura de Fortaleza, 50% do IPVA, não será cobrada. Essa é uma forma de reconhecermos uma importante categoria, dos motociclistas, dos profissionais de aplicativo. Nós temos que reconhecer e estamos fazendo”, confirmou. Além da isenção do IPVA, os motociclistas de aplicativo serão beneficiados com o programa Paradinha que oferecerá estrutura para esses profissionais.
Na rodada de perguntas sobre propostas para Fortaleza, Evandro 13 falou também sobre projetos para mobilidade urbana, citando a ampliação da frota de ônibus, a criação do corredor exclusivo para motos através do programa “Faixa Azul” e sobre a integração dos modais de transporte públicos: ônibus, metrô e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Ainda debatendo temáticas que vão trazer mudanças para os fortalezenses, Evandro 13 destacou a implantação do programa Fortaleza da Mulher. “Vamos qualificar mulheres empreendedoras e fazer com que essas mulheres tenham acesso ao crédito”, afirmou.