Evandro 13 afirma que irá dobrar o número de escolas de tempo integral em Fortaleza, em entrevista na FM Dom Bosco
Entre outros temas, ele apresentou propostas para melhorar o nível educacional do município, que tem deixado a desejar em comparação com o do Estado
Ampliar a permanência dos alunos nas escolas por meio de atividades extracurriculares e evitar o aliciamento de jovens pela criminalidade. Esses são apenas dois dos muitos benefícios das escolas em tempo integral. O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, estabeleceu como meta dobrar o número desse tipo de estabelecimento de ensino no município durante a sua gestão. A declaração foi dada, na manhã desta sexta-feira, 20, em entrevista para a Rádio FM Dom Bosco.
"Nós temos que ampliar as escolas de tempo integral. No Ceará, 75% das escolas já são de tempo integral. O governador tem a meta de entregar, até o final do seu mandato, 100% das escolas em tempo integral. E Fortaleza não pode ficar à margem desse processo. Não pode ficar com um pouco mais de 10% das escolas em tempo integral, como é a atual realidade. Nós temos que, no mínimo, dobrar esse número. Essa é a nossa meta até o final do nosso mandato", garantiu.
Ainda falando de educação, Evandro 13 explicou que o município também tem vivenciado dias difíceis na educação de crianças. O candidato petista firmou o compromisso de acabar com as filas de creches que atormentam pais e mães que, diariamente, precisam trabalhar, mas não encontram solução para deixar seus filhos em locais seguros e com acompanhamento profissional.
"São mais de 10 mil crianças que estão esperando uma vaga numa creche em Fortaleza. Eu irei fazer uma forte parceria com o ministro da Educação, Camilo Santana, para que, até o final do nosso governo, a gente zere as filas das creches em Fortaleza. No nosso governo, nenhuma criança irá aguardar por uma vaga em creche em Fortaleza. Para isso, faremos centros de educação infantil em toda a cidade", assegurou.
Segurança viária
Outro assunto que tem dado dor de cabeça para o fortalezense com a atual gestão do município e que foi comentado na entrevista é o elevado número de acidentes e de mortes no trânsito, especialmente de motociclistas. Em Fortaleza, as motos representam 36% dos veículos particulares. Mesmo assim, segundo o Relatório Anual de Segurança Viária, da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), mais da metade das mortes no trânsito em Fortaleza envolvem ocupantes de motos.
Em 2023, Fortaleza registrou 11.338 acidentes de trânsito. Desses, 157 pessoas morreram, das quais 82, ou seja, 52% foram motociclistas e seus passageiros.
O dado se torna ainda mais alarmante quando se olha para o Instituto Doutor José Frota (IJF), referência em traumas no município. 70% das ocorrências do IJF possuem envolvimento de motociclistas.
Para evitar os acidentes e, consequentemente, as mortes, Evandro 13 irá implantar faixas exclusivas para motos. A medida é baseada na eficiente experiência vista em São Paulo, onde começou, em 2021, e já chegou a zerar mortes de motociclistas em determinadas avenidas da capital paulista.
"Iremos criar a faixa azul, um corredor para os motociclistas, dando mais segurança e conforto, fazendo com que a possibilidade de não ocorrerem acidentes seja bem maior. Do mesmo jeito que tem o corredor para ônibus e para ciclistas, nós vamos ter o corredor para motocicletas em nossa cidade, facilitando, inclusive, a mobilidade urbana", finalizou.