Evandro 13 apresenta propostas para profissionais de enfermagem e para a juventude de Fortaleza
Em duas reuniões, o candidato do PT à Prefeitura afirmou que vai garantir o acesso pleno à saúde para a população e implantar o Pé-De-Meia municipal
Na tarde desta quinta-feira, 29, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, participou de duas reuniões, uma com cerca de 100 enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem e outra com dezenas de jovens fortalezenses, para apresentar propostas que beneficiam esses grupos e atendem às suas demandas específicas.
Na primeira agenda, Evandro 13 reforçou o cuidado prioritário que terá com a área da saúde e com os profissionais dessa área. “Estou nessa candidatura para que a gente possa dar nossa contribuição, enquanto cidadão, para uma cidade mais justa, com acesso pleno à saúde de qualidade para a população dos 121 bairros de Fortaleza, incluindo a recuperação da rede CAPS, pois a saúde mental é uma questão que precisa de atenção especial da Prefeitura”, enfatizou o candidato.
As demandas dos profissionais ligados à enfermagem são a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Saúde, programas municipais de prevenção e combate a doenças, mais contratações e a criação de leis municipais que pautem a categoria.
O evento foi organizado pela vereadora Enfermeira Ana Paula (PSB), seu esposo, Márcio Cruz, candidato a vereador pelo PC do B, além de Martinha Brandão, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará.
“Tenho lutado muito para que o povo de Fortaleza tenha saúde de qualidade com respeito a todos os princípios do SUS e é por isso que este ano eu voto e peço voto para o Evandro 13, para que a gente possa avançar nas pautas mais específicas da saúde para o nosso povo de Fortaleza. Cotidianamente a gente vê ausência de medicamentos, de profissionais, estruturas inadequadas de postos de saúde, dentre outras dificuldades da saúde e a gente não tem visto nenhuma sinalização para a resolutividade dessa problemática e é por isso que nós precisamos renovar”, afirmou Ana Paula.
Oportunidades para a juventude
Já no fim da tarde e início da noite, Evandro 13 esteve acompanhado da esposa Cristiane Leitão, e da candidata a vice-prefeita, Gabriella Aguiar, com cerca de 200 jovens de diversos bairros de Fortaleza, conversando sobre iniciativas do poder público que criam oportunidades para desenvolver habilidades e gerar empregos e renda para esse público.
Gabriel Sousa, morador do Pirambu, concluiu o Ensino Médio no ano passado, e acredita que a prefeitura pode ser mais atuante em políticas para inclusão da juventude no mercado de trabalho. “Acho que têm muitas vagas no mercado e que os jovens nas comunidades não chegam nelas. A Prefeitura pode promover qualificação para quem não tem experiência e já dar encaminhamento do currículo para as empresas, com parcerias”.
Na compreensão de que os incentivos à juventude devem iniciar na escola, Evandro 13 listou uma série de propostas voltadas ao incentivo à educação e ao encaminhamento para uma profissão. “Vamos inicialmente criar o Pé-de-Meia municipal para os estudantes do 9° ano, para que ele tenha uma ajuda financeira e também para combater a evasão das escolas”, destacou o candidato.
Ele citou ainda a expansão do passe livre estudantil nos finais de semana, dando a oportunidade para os jovens desfrutarem de opções de lazer e cultura sem pagar a passagem do ônibus, além da ampliação da oferta de atividades e capacitações nos Cucas e o fortalecimento do empreendedorismo nos bairros. “Também criaremos o Horizonte Digital, com cursos de tecnologias nas periferias, para fazermos os jovens dos bairros esquecidos pela atual gestão, serem visíveis na Fortaleza do futuro, que será mais inclusiva e inovadora”, concluiu.