Evandro 13 defende oportunidades de trabalho e de renda para mulheres
Durante caminhada na Comunidade dos Trilhos, o candidato petista ouviu moradores e se comprometeu a dar prioridade à periferia em sua gestão
Com olhar atento para as dificuldades da população mais carente, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, visitou, na manhã desta quinta-feira, 5, a Comunidade dos Trilhos, no bairro Aldeota. Ele foi recebido com carinho pelos moradores e, sempre atento, ouviu as reivindicações de todos. Para a cuidadora Larissa Dias, 32, moradora da comunidade desde criança, faltam oportunidades de crescimento profissional. "Ainda não sou empreendedora. Mas pretendo. Estou estudando para isso e, futuramente, com o prefeito Evandro, vai dar tudo certo", disse.
Um dos compromissos de Evandro 13 é criar o programa Fortaleza das Mulheres, com o objetivo de capacitar, formar e dar acesso ao crédito para as mulheres chefes de família empreendedoras. O resultado, com isso, será a independência financeira das mulheres, para que elas possam gerar a própria renda e conquistar autonomia financeira.
Novo rumo para o esporte da periferia
A confiança do povo em Evandro 13 também se estende a quem acredita no esporte como ferramenta de transformação social. Amilton Sousa mora na Comunidade dos Trilhos há 37 anos. Ele é porteiro e investe parte do salário, há mais de uma década, em um projeto social para jovens carentes da comunidade. É o Vila Real. Amilton acredita que, com Evandro 13 prefeito de Fortaleza, o esporte na periferia receberá a atenção que merece, porque, hoje em dia, não existe o mínimo de incentivo da prefeitura.
"Tenho certeza que o Evandro vai mudar Fortaleza, principalmente no esporte. O Vila Real nasceu para tirar os jovens da ociosidade e da criminalidade. Dois atletas nossos se tornaram jogadores profissionais e foram para outros estados. Mas a luta aqui é grande. Falta muito incentivo da prefeitura. São 120 crianças treinando em quatro dias de semana. A gente treina e apoia as crianças, com a disputa de campeonatos, por exemplo. Só que a gente não tem incentivos de materiais esportivos, porque tudo sai do meu bolso. Muitas vezes, passo dois, três meses pra comprar, porque a gente também tem família. Não dá muito pra ficar tirando toda hora. Os meninos também são carentes, de periferia. Com o projeto, vejo uma esperança não só de fazer jogadores, mas de homens de caráter, cidadãos”, afirmou.
Melhorar a vida das pessoas
O aposentado Luis Silva Santos, 70, enxerga em Evandro 13 a esperança de uma Fortaleza mais justa. No aperto de mão que deu no candidato petista, Luis sentiu a firmeza que um gestor público precisa para transformar a realidade de total abandono que a periferia do município presencia com a atual gestão. Na rua do Luís, "nunca passaram asfalto". Ele explicou que, "no inverno, é muito difícil, porque andam na lama".
“Eu, por exemplo, vi os debates e o único que tem proposta é esse aqui, é o Evandro Leitão. Os outros falam de fazer alguma coisa e não fazem. Esse aqui tem o caminho. Tem propostas boas, por isso ele é fera. Ele quer ajudar quem precisa de ajuda e não tem condições. É preciso olhar para os pobres também. Não é só pros ricos, não", encerrou o morador.
Luís Silva Santos
Aposentado
"Vi os debates e o único que tem proposta é esse aqui, é o Evandro Leitão. Os outros falam de fazer alguma coisa e não fazem. Esse aqui tem o caminho. Tem propostas boas, por isso ele é fera. Ele quer ajudar quem precisa de ajuda e não tem condições. É preciso olhar para os pobres também. Não é só pros ricos, não"