Evandro 13 destaca que vai acabar com esgoto a céu aberto, em caminhada no Barroso
Candidato do PT salientou que periferia está abandonada pela atual gestão
A onda de Evandro 13 está chegando a todos os bairros de Fortaleza. Nesta sexta-feira, 30, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, cumpriu agenda no Conjunto João Paulo II, no Barroso. Evandro 13 conversou com moradores que reclamaram, principalmente, da falta de saneamento básico.
Solange Marciel Frota, 52, tem residência no bairro há mais de três décadas. Em frente à casa dela, o esgoto a céu aberto é uma difícil realidade. Traz doenças, causa mau cheiro e impede uma vida digna a ela e a outros moradores. Ela se diz revoltada com a situação de abandono em que a população foi colocada pela atual gestão do município.
"Eu acredito que Evandro vai resolver isso. Há anos, a gente convive com esse canal aqui. Toda política tem promessa de que vai ser feito (o esgotamento). É dia e noite nesse sofrimento. A população tem que conviver com mau cheiro e ratos. Todo mundo fica doente por causa disso", ressaltou.
Para resolver o problema, o compromisso de Evandro 13 é levar esgotamento sanitário aos 121 bairros de Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará. O candidato petista criticou o descaso com o povo fortalezense.
"O atual prefeito vende nas redes sociais que está pavimentado a cidade, mas a verdade é o esgoto a céu aberto aqui no Barroso. Vamos mudar Fortaleza, transformar a cidade juntos do povo, ouvindo as necessidades da população, e não tomar as decisões dentro de gabinetes", garantiu.
A ausência do saneamento também prejudica o comércio, como o do Jamille Viana, 42, que tem uma loja de variedades. Vivendo no Barroso há 28 anos, ela nunca viu o problema ser solucionado. “A gente não tem saneamento. Nosso principal foco seria resolver isso, porque prejudica meu comércio e muitas outras famílias daqui”, lamentou.
Pé-de-Meia municipal
A falta de oportunidade para os jovens da periferia é outra reclamação dos moradores. Segundo a coordenadora de logística, Ana Sousa, 42, o abandono da prefeitura é sentido de muitas formas, da infraestrutura ao apoio à educação de qualidade para os jovens do Barroso.
“Vou votar no Evandro para a gente ter essa atenção. A parceria com o ministro Camilo vai fazer a diferença. Estamos precisando de urbanização. É muito devastado. Ninguém cuida das praças, do lazer e das areninhas. O atual incentivo de estudo da prefeitura à juventude é insuficiente”, explicou.
O compromisso de Evandro 13 é criar o programa Pé-de-Meia municipal, para estudantes do Ensino Fundamental de Fortaleza. A proposta é baseada no projeto de mesmo nome que o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, tem levado a todos os estados do Brasil. A meta do Pé-de-Meia é melhorar a vida dos jovens com incentivos financeiros para manter todos na escola, diminuindo a evasão.
“A proposta para a juventude do Barroso é o Programa Pé-de-Meia municipal, em que cada aluno do 9°ano receberá uma bolsa de R$ 200 por mês e, ao final do ano, após a sua aprovação, mais R$ 1.000. Outra proposta para a juventude é o Horizonte Digital. Nós iremos formar, capacitar jovens da periferia em tecnologias digitais, dando condições de acesso à internet gratuitamente, para que ele possa trabalhar em casa”, explicou Evandro 13.
Célia Marçal
66, moradora do Barroso
“Vou votar no Evandro, porque ele vai fazer uma cidade melhor. Do jeito que vai, não tem condições. O Barroso está precisando de asfalto e acessibilidade. Essa pista é horrorosa”, considerou.