Gabriella Aguiar e Cristiane Leitão se comprometem em reativar serviços fechados no Hospital da Mulher
O descanso com a saúde é uma realidade presente também na vida das mulheres fortalezenses. Na manhã desta sexta-feira (13) a candidata a vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD), e a futura primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, acompanhadas da Senadora Augusta Brito (PT), participaram de um ato de protesto contra o abandono do Hospital da Mulher. A unidade de saúde teve serviços fechados pela atual gestão do município.
No grito de guerra o pedido da mudança: “A Fortaleza que a gente quer é com Gabi, Evandro e o Hospital da Mulher”. No semáforo, uma faixa estampava a frase: “O Hospital da Mulher é Coisa Nossa”. A manifestação aconteceu nas ruas e avenidas próximas à unidade de saúde e foi liderada por um grupo de mulheres que lutam pela reabertura do equipamento. Na ocasião, a candidata a vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, criticou a assistência à saúde feminina oferecida pelo atual prefeito e garantiu reativar os serviços.
“Esse hospital não é mais da mulher. Milhares de mulheres estão sofrendo sem tratamento para endometriose, sem direito à saúde reprodutiva, as mulheres que estão gestantes e sofrem com uma gravidez de risco, não tem quase pra onde ir, do município não tem nada, só quem salva são os hospitais do estado. A gente tá pedindo aqui o nosso direito e nós vamos reabrir o setor de emergência do Hospital da Mulher e devolver dignidade”, declarou Gabriella Aguiar.
Compromisso firmado também pela futura primeira-dama, Cristiane Leitão, que participou do ato e se comprometeu em fazer uma gestão participativa para as mulheres.
“Precisamos devolver o hospital da mulher para as mulheres. É importante valorizarmos a saúde. Nesta gestão municipal a saúde está sofrendo um desmonte. Precisamos reivindicar saúde para as mulheres. No dia 6 de outubro, vamos juntas mudar essa realidade e fazer uma gestão participativa para as mulheres”, declarou Cristiane Leitão.