Mobilidade: Evandro 13 propõe corredores exclusivos para motos   

Acidentes com motociclistas representam maioria das internações. Hoje, as motos são 36% dos veículos de Fortaleza
 
Uma das propostas do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, é reduzir o número de acidentes e de mortos no trânsito por meio das faixas exclusivas para motos. Na Capital, as motos representam 36% dos veículos particulares. No entanto, segundo o Relatório Anual de Segurança Viária, da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), mais da metade das mortes no trânsito em Fortaleza envolvem ocupantes de motos. Em 2023, Fortaleza registrou 11.338 acidentes de trânsito. Desses, 157 pessoas morreram, das quais 82, ou seja, 52% foram motociclistas e seus passageiros.

Com a criação das faixas exclusivas para motos, Evandro 13 irá garantir um trânsito mais seguro para todos, sejam aqueles que utilizam as motos como meio de transporte ou aqueles que precisam se deslocar pela cidade diariamente de outras formas e, muitas vezes, são vítimas do ainda violento trânsito do município. Mas Evandro 13 destaca que, além de maior mobilidade e segurança viária, a medida também beneficará os trabalhadores do setor de entregas e dos aplicativos. "É uma medida que vai além da mobilidade, alia segurança, diminui o impacto nos hospitais, ou seja, na saúde, além de colaborar com a economia, por conta dos trabalhadores do ramo de aplicativos", enumera Evandro.

Projeto similar já é utilizado em São Paulo, em caráter experimental, desde 2021, autorizado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).