Nas ruas do Genibaú, Evandro 13 assegura criação de Espaço Girassol, para acolhimento de crianças atípicas

Candidato petista caminhou pelo bairro, ouviu demandas e firmou compromissos

Na manhã desta terça-feira, 10, o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, cumpriu agenda no Genibaú. Em caminhada pelo bairro, Evandro 13 conversou com populares, entendeu os desejos de mudança dos moradores e garantiu melhorias para a população. Uma delas é a construção do Espaço Girassol, um centro que vai acolher e atender mães e seus filhos com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A costureira Sulamita Santos Pereira, 34, é mãe atípica. O filho dela, hoje com 13 anos, nunca foi atendido por um neuropediatra, embora tenha recebido diagnóstico aos quatro anos de idade. Isso porque, segundo ela, "não existe acompanhamento" no bairro. Ela trocou ideia com Evandro 13 e pediu que ele mudasse essa realidade na região.

"Desde os quatro anos, eu luto por um neuro para ele e, simplesmente, não tem acompanhamento da prefeitura. Sobre o que ele (Evandro) falou, sobre neuro e pediatras para crianças autistas e especiais, é uma proposta que nos beneficia como mães atípicas. Se isso realmente for cumprido, vai ajudar muito. Vou confiar na proposta e vou votar nele”, afirmou.

Para solucionar a falta de assistência no bairro, Evandro 13 garantiu que irá construir o Espaço Girassol. "Nós vamos implantar, em cada uma das regionais de Fortaleza, uma unidade do Espaço Girassol.

Cada centro terá uma equipe multidisciplinar, que poderá fazer o acolhimento e acompanhamento dos filhos e das mães atípicas. Teremos, entre outros profissionais, assistentes sociais, psiquiatras infantis, fonoaudiólogos e neuropediatras", assegurou.  

Zerar filas de creches

A aposentada Rosa Maria, 67, mora no Genibaú há mais de 30 anos. Ela relata que, mais do que nunca, o bairro está precisando de transformações, de quem queira ver o bem do povo.

“Está tudo ruim aqui. Não tem nada bom. Se você procurar, não tem vaga nas creches. A saúde está muito ruim. Eu preciso fazer uma operação de pedra na vesícula, está com dois anos que estou na fila de espera e não sai nada. A prefeitura não ajuda. Sem falar das ruas cheias de buracos. Vou votar no Evandro porque vai melhorar. Vai melhorar as coisas. Confio nele. O atual prefeito não está com nada. Não faz nada. É muito ausente”, explicou.

Na caminhada, Evandro 13 ainda disse que irá ampliar o atendimento dos postos de saúde com a criação de um terceiro turno nos postos, até as 21h. Hoje, além das filas em consultas e exames, os atendimentos se encerram às 19h. Para a educação, Evandro 13 acabará com as filas nas creches e ampliará o número de unidades educacionais no município.

“Com parcerias, a gente consegue resolver problemas, e não agindo de forma individual, pontual. Nós iremos resolver esse problema da creche implantando creches em Fortaleza por meio dessa parceria com o Governo Federal e com Ministério da Educação por intermédio do ministro Camilo. Iremos implantar Centros de Educação Infantil em Fortaleza, para acabar com as filas de creches. Mães e pais, muitas vezes, passam meses e até anos aguardando uma vaga de creche para seu filho e sua filha. Isso dificulta que os pais saiam pra trabalhar, pra ganhar o pão de cada dia”, concluiu o candidato petista.