No João XXIII, Evandro 13 garante aumentar número de Centros de Educação Infantil em sua gestão
Moradores relatam descaso com a educação de crianças e de jovens do bairros
É cada vez mais difícil a situação das famílias que necessitam trabalhar para sobreviver e, simplesmente, não possuem ambiente adequado para deixar os filhos ou os netos durante o dia. O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, firmou compromisso de resolver esse problema. Ele afirmou, na manhã desta terça-feira, 24, em caminhada no João XXIII, que, em parceria com o Ministério da Educação, irá construir Centros de Educação Infantil (CEIs) no município, a fim de proporcionar uma solução apropriada para pais e responsáveis.
“Vamos fazer uma forte parceria com o Governo Federal, com o presidente Lula e com o ministro Camilo Santana, para que a gente possa estar construindo e entregando CEIs em Fortaleza, a fim de que, ao longo desses quatro anos, nós possamos zerar as filas das creches. Temos muitos pais e mães com seus filhos aguardando vagas em filas de creches. São 10 mil crianças nessa situação. E, para isso, é importante que a gente possa investir na educação infantil por meio dessas construções, desses CEIs. Além disso, vamos fazer parcerias com creches, para que a gente possa, efetivamente, estar atendendo a essa demanda. Muitas dessas crianças que não têm condições e que estão em filas de creches fazem com que seus pais não possam ir trabalhar. O pai e a mãe têm que fazer ‘bicos’ para sobreviver, para pagar as contas”, disse.
As irmãs Ângela Maria, 64, e Clara Nídia, 56, receberam a visita de Evandro 13 na manhã de hoje. Há 40 anos residindo no João XXIII, elas viram, ao longo dos anos, a realidade do bairro piorar. A educação é uma das principais reclamações. Segundo Ângela, que já é avó, o neto dela não tem creche para estudar na região, o que ela avalia como muito ruim para a família, mas, especialmente para o bairro, onde centenas de pais e mães passam pela mesma situação.
"Eu quero creche pra colocar meu netinho. É difícil conseguir. Meu netinho precisa. A proposta do Evandro é boa e ele não ataca nenhum candidato. Isso é muito importante”, observou a aposentada.
Já a irmã acrescentou o abandono da saúde do João XXIII por parte da atual gestão do município. Clara afirmou que o bairro já foi bom, mas, que hoje, infelizmente, não é mais.
"Sou cria do João XXIII. É um bairro de família. Aqui, a gente precisa de saúde e de postos de saúde com bom atendimento. O bairro já foi muito bom. Hoje, não é mais. Já tive câncer e encontrei dificuldades para achar atendimento na prefeitura. Eu confio no Evandro para mudar Fortaleza para melhor", explicou.
Uma das propostas de Evandro 13 para a saúde é a realização de concursos públicos e a contratação de profissionais da área. Mas, para isso acontecer, ele propôs planejamento e diálogo com as pastas envolvidas.
“Vamos chamar os profissionais de saúde que passaram em concursos e que ainda não foram chamados. Além disso, vamos fazer uma avaliação geral do quadro da prefeitura, das necessidades. Nós temos uma necessidade dos médicos psiquiatras nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). É muito latente e muito forte pra mim. Nós vamos fazer um concurso para médicos psiquiatras. Mas não só isso. Iremos fazer, também, uma avaliação geral de todo o quadro de servidores, daqueles que têm como missão servir a população fortalezense, da prefeitura”, encerrou.
Clara Nídia
Moradora do João XXIII
"Sou cria do João XXIII. É um bairro de família. Aqui, a gente precisa de saúde e de postos de saúde com bom atendimento. O bairro já foi muito bom. Hoje, não é mais. Já tive câncer e encontrei dificuldades para achar atendimento na prefeitura. Eu confio no Evandro para mudar Fortaleza para melhor"