No José Walter, Cristiane Leitão e Gabriella Aguiar se comprometem a dar visibilidade e oportunidade para a pessoa idosa 

A futura primeira-dama e a candidata a vice-prefeita estiveram no José Walter para testemunhar o descaso da atual gestão municipal com a pessoa idosa

Nesta quarta-feira (11) a futura primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, acompanhada da candidata a vice-prefeita, Gabriella Aguiar, reuniu-se com um grupo de idosos, no bairro José Walter, para debater as políticas públicas de atenção à terceira idade.

“O idoso é esquecido, né? Eu sinto muita falta de ter convivência com outras pessoas. A gente quando fica mais velha se sente muito sozinha e abandonada. O idoso precisa se sentir gente porque nós podemos ser ativos e nós temos capacidade”.

O relato é da pensionista, Ivanilda Monteiro, de 70 anos, que esteve presente no evento e hoje sente na pele o preconceito e o abandono com as pessoas acima de 60 anos. É para resgatar a importância da pessoa idosa, oferecer oportunidades e assistência na saúde básica e mental, que Cristiane Leitão, firmou um compromisso durante o encontro com o público.

“Eu estou aqui hoje porque eu quero firmar um compromisso com vocês: na gestão do Evandro, a pessoa idosa será valorizada, assim como o trabalho que nós desenvolvemos na Assembleia Legislativa que hoje conta com uma equipe multidisciplinar com terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, que tem parceria com os artesãos para ensinar artesanato as pessoas idosas que oferece assistência à saúde mental, nós vamos expandir esses projetos para a prefeitura e cuidar dos nossos idosos”, afirmou, Cristiane Leitão.

Garantir o cuidado com a saúde mental das pessoas com mais de 60 anos é parte do trabalho que será implantado na gestão de Evandro 13 como prefeito. A futura primeira-dama, será ativista na causa e destacou que cada regional de Fortaleza contará com o projeto das Terapias Comunitárias.

“A gente precisa levar saúde mental para vocês. Muitas vezes o idoso não recebe uma visita, não tem uma companhia para conversar, para cuidar e isso acaba afetando a saúde mental. O idoso fica ansioso, fica triste e tem depressão. As terapias comunitárias são aquelas rodas de conversa que a gente faz para a prevenção e promoção da saúde mental, olhando para os idosos, vendo o que está acontecendo com vocês. É olhar no olho e dizer: eu vejo você e quero cuidar de você. A terapia comunitária envolve esse cuidado com sensibilidade”, pontuou.

No encontro, a candidata a vice-prefeita, Gabriella Aguiar, criticou a ausência de políticas públicas para a terceira idade e destacou que sua experiência será fundamental para que o idoso seja tratado com respeito.

“Eu não acho justo a maneira como Fortaleza hoje trata os seus idosos porque os nossos idosos merecem respeito e não sofrer preconceito. Eu sou médica, geriatra, conheço de perto essa realidade e sei que Fortaleza pode fazer mais pelos nossos idosos e hoje eu quero ir além e fazer políticas públicas para mudar essa realidade. A política precisa de pessoas capacitadas”, conclui.

Na gestão de Evandro 13 e Gabriella Aguiar, os postos de saúde irão atender até às 21h. O horário estendido facilitará o atendimento de quem depende de outra pessoa para buscar a assistência.

“A gente sabe que tem muito idoso que fica em casa sozinho durante o dia e precisa aguardar o filho ou a nora chegar do trabalho para levar ao posto de saúde e quando isso acontece já são mais de 18h. Com Evandro 13 prefeito os postos de saúde vão funcionar até 21h para que todos recebam atendimento necessário”, finalizou Cristiane Leitão.

Caminhada na Parangaba

Antes do encontro com o grupo da terceira idade, a futura primeira-dama fez uma caminhada pelas ruas do bairro Parangaba. No local, visitou os moradores, entrou na casa de apoiadores e conversou com os pequenos empreendedores do bairro. Cristiane declarou para os comerciantes, que na gestão de Evandro 13, o microempreendedor terá mais oportunidades.

“A gente já faz um trabalho muito importante na Assembleia Legislativa para os pequenos empreendedores, principalmente para desenvolver os nossos bairros e agora vamos levar e ampliar esse projeto para a Prefeitura”, disse.

Na visita ao bairro, Cristiane conheceu o comerciante Adilson de Azevedo. O eleitor vem acompanhando as propostas dos candidatos e já definiu o que considera melhor para Fortaleza.

“O Evandro é a pessoa mais capacitada para assumir a nossa cidade e melhorar a vida do fortalezense. Eu tenho acompanhado as propostas dele nas redes sociais e vejo que ele é uma pessoa séria que tá disposto a trabalhar pelo povo. Eu não tenho dúvidas é Evandro na cabeça”, enfatizou. 

Ivanilda Monteiro

Pensionista

“O idoso é esquecido, né? Eu sinto muita falta de ter convivência com outras pessoas. A gente quando fica mais velha se sente muito sozinha e abandonada. O idoso precisa se sentir gente porque nós podemos ser ativos e nós temos capacidade”.