No Lagamar, Evandro 13 afirma que “a saúde pede socorro em Fortaleza”

O candidato do PT disse que a saúde primária será prioridade em sua gestão 

A campanha de Evandro 13 vai ganhando cada vez mais adesão por onde passa. Na manhã desta quarta-feira (4) o candidato à Prefeitura de Fortaleza, do PT, visitou a comunidade do Lagamar. A caminhada começou pela Rua Capitão Mello. Ao longo do percurso, Evandro 13 petista cumprimentou comerciantes, visitou a casa de moradores e ouviu as demandas do povo.

Uma das queixas mais frequentes de quem mora na comunidade é a ausência de um posto de saúde que possa atender as pessoas na localidade.

“A gente precisa de um posto de saúde no bairro porque o único que tem aqui é longe, é no Pio XII, fica afastado e quando a gente precisa é difícil pra conseguir consulta”, disse Luís Alberto Silva, comerciante e morador da comunidade há 41 anos.

Diante das queixas, Evandro 13 reafirmou seu compromisso com a saúde primária. “Nós vamos dar uma atenção muito especial à saúde primária. Fortalecer os postos, não apenas maquiando e pintando, mas com a contratação de profissionais, médicos, enfermeiros, dentistas, ampliando o horário de atendimento, instituindo o terceiro turno nos postos de saúde para fazer atendimento até as 21h”, disse. “A saúde pede socorro em toda Fortaleza”, completou.

Atualmente cerca de 80 % da população de Fortaleza utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Para que a atenção básica da saúde seja fortalecida, Evandro 13, se comprometeu a colocar para funcionar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

“Vamos também fortalecer os CAPS que hoje estão sucateados. São apenas três CAPS infantis funcionando. Temos que fortalecer o atendimento de toda essa rede para oferecer uma saúde de qualidade”, declarou.

Juventude

Para mudar a vida dos jovens, que moram em áreas da periferia como na comunidade Lagamar, uma das propostas de Evandro 13 é oferecer capacitação para as tecnologias digitais.

“Nós vamos criar o programa Horizonte Digital para oferecer capacitação em tecnologia digital nas periferias, com acesso gratuito de internet para que o jovem possa trabalhar de home office. Para que essas pessoas possam ter a condição de serem incluídas no mercado”, explicou.

Fortaleza das Mulheres

Andando pelas ruas do Lagamar, Evandro 13 conheceu a artesã Júlia Queiroz que faz renda de birlo e ajuda no sustento da família com o trabalho artesanal. O candidato tem como proposta dar oportunidade de trabalho e renda para as mulheres através da criação do programa Fortaleza das Mulheres. “Nós vamos capacitar, formar e dar acesso ao crédito para as mulheres chefe de família empreendedoras para que elas possam gerar sua própria renda", destacou.