No Pici, Evandro 13 comprova e lamenta descaso com saúde da população

Postos de saúde que não dão conta da demanda da população, falta de assistência para a saúde mental foram algumas das queixas que o candidato petista ouviu dos moradores

Ouvir o povo é entender a origem das dificuldades da cidade. Foi nessa perspectiva que o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, visitou, na manhã desta terça-feira, 17, o bairro Pici, um dos mais esquecidos pela atual gestão do município, especialmente quando o assunto é saúde.

Dona Lúcia Araújo, 72, tem propriedade para tratar do tema. Adoentada, precisou usar o posto de saúde do bairro, mas, infelizmente, encontrou as portas fechadas. Uma situação que ela, que mora há 32 anos por aqui, muito lamenta.

"Seria importante aumentar os horários de atendimento dos postos de saúde. Já cheguei a procurar atendimento e encontrar o posto fechado. Se tiver um feriado de quinta-feira, só vai funcionar na segunda. Outra coisa: o posto não funciona de noite. É triste", afirmou a aposentada.

O compromisso de Evandro 13 é transformar a saúde de Fortaleza. O candidato petista garante que irá ampliar o horário de atendimento dos postos de saúde nos 121 bairros.

“Saúde será prioridade no nosso governo. Vamos criar o terceiro turno nos postos de saúde. Nós iremos ampliar o horário de atendimento de todos os postos de saúde até as 21h. Todas as emergências que o atual prefeito fechou nós vamos entregar de volta para a população, além de entregar de volta o Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará. Iremos criar e entregar para a população o Cartão Mais Saúde. Fazer uma ampla parceria com clínicas populares, para que o cidadão e a cidadã possam fazer seus exames e suas consultas também nas clínicas populares. Isso vai beneficiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), dando uma condição de um melhor atendimento para toda a população. Iremos, também, criar um aplicativo chamado Saúde na Palma da Mão, por meio do qual nós iremos fazer atendimento por telemedicina, além de marcar exames e consultas", destacou.

A dona Lúcia também se queixa do fato do bairro não possuir unidade dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Segundo ela, vizinhos já precisaram de atendimento, mas não tiveram a quem recorrer.

"Meus vizinhos sentem falta dos Caps. Já buscaram atendimento por aqui, mas o bairro não oferece suporte algum. Vou votar no Evandro para ele mudar isso. Gosto do trabalho do Camilo, do Lula e do Elmano, porque eles pensam nas pessoas. Com Evandro, vamos fazer um time", explicou.

O candidato petista compreende o descaso que a atual gestão do município está deixando para a saúde dos fortalezenses. Segundo ele, ampliar o número de Caps será necessário para suprir a ausência de equipamentos que hoje assola o município.

"Iremos ampliar toda a rede de Caps de Fortaleza. Fortaleza tem 16 Caps. Desses, apenas três são infantis. A gente tem que ampliar e colocar mais médicos psiquiatras, mais psicólogos e mais terapeutas, para que eles possam fazer o devido atendimento para toda a população fortalezense”, falou.

Pelotões da Guarda Municipal

Evandro 13 abraçou populares, tirou fotos, foi convidado a entrar em comércios e em residências e entendeu as demandas dos moradores. Um dos problemas compartilhados foi a falta de segurança no bairro. Evandro 13 irá atuar com a responsabilidade e inteligência necessárias para que a Prefeitura possa atuar também na segurança pública. A proposta é criar Pelotões da Guarda Municipal em todas as regionais do município e contar com o apoio dos Governos Estadual e Federal no enfrentamento à violência.

"Primeiro, é preciso fazer uma integração com os órgãos de segurança do Governo Federal, como as polícias Federal e Rodoviária Federal, e com o Governo do Estado do Ceará, por meio de seus órgãos de segurança, como as Polícias Militar e Civil. A partir dessa integração, iremos implementar ações estratégicas e de inteligência, para que a gente possa fazer esse enfrentamento. Nós vamos criar, ainda, em cada regional de Fortaleza, um Pelotão da Guarda Municipal, que irá patrulhar os espaços públicos, sejam praças, paradas de ônibus e equipamentos escolares e de saúde”, disse o candidato.  

Lúcia Araújo

Aposentada

"Seria importante aumentar os horários de atendimento dos postos de saúde. Já cheguei a procurar atendimento e encontrar o posto fechado. Se tiver um feriado de quinta-feira, só vai funcionar na segunda. Outra coisa: o posto não funciona de noite. É triste".