“O Serviluz e Cais do Porto serão tão vistos quanto a Beira-Mar”, diz Evandro 13 em caminhada pelo bairro 

O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza recebe cada vez mais apoio nos bairros onde passa

O apoio do povo nas ruas não deixa dúvidas: chegou a hora da mudança. Na manhã deste domingo (15) o candidato à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, (PT), visitou a comunidade do Serviluz e foi recepcionado com entusiasmo pela população do bairro.  Andando por becos e ruas da comunidade, Evandro 13 firmou um compromisso como próximo prefeito.

“Do mesmo jeito que a Beira-Mar é vista e enxergada, a partir do 1º de janeiro de 2025, o Serviluz, o Cais do Porto e inúmeros outros bairros de Fortaleza serão tão vistos quanto a Beira-Mar. É isso que eu quero e é para isso que vou trabalhar. Aqui eu estou fazendo um compromisso para olhar e enxergar para essa população que, infelizmente hoje não é enxergada pelo atual prefeito. Eu quero dizer que eu faço um compromisso com todos os bairros de Fortaleza e aqui no Serviluz nós iremos acabar essa obra”, disse se referindo às obras de urbanização iniciadas pela atual gestão, mas que não foram concluídas.

Acompanhado da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e da Secretaria da Proteção Social, Onélia Santana, Evandro 13 visitou casas, pequenos comércios, ganhou abraços e recebeu até o mimo de uma eleitora (uma pelúcia de leitão personagem que representa o candidato em relação ao seu sobrenome). Foi de porta em porta, conhecendo as pessoas que Evandro 13 ouviu vários pedidos de mudanças, entre eles mais investimentos para a juventude.

Quem mora na comunidade sente a indignação de viver em uma área rica por belezas naturais e pobre em desenvolvimento e oportunidades. O Serviluz tem uma das melhores praias para a prática do surfe, um patrimônio cultural que favorece ao incentivo do esporte, mas a juventude da localidade não se sente valorizada.

“O Titanzinho é um bairro muito conhecido pelo surfe e skate, mas faltam investimentos em esporte para o jovem da periferia, assim como oportunidade para a juventude e qualificação. Quando a gente busca emprego sem curso de qualificação não aparece vaga. Os jovens precisam de oportunidade para aprender e desenvolver mais o turismo”, disse Andreina Souza, estudante.

Como a maioria dos bairros pobres da capital cearense, a população também sofre com a falta de serviços básicos de infraestrutura e lazer. “Aqui não tem pracinha, não tem um espaço para as crianças jogarem futebol, praticar capoeira. Aqui é uma região do esporte e não tem nada. Nossa comunidade é cheia de crianças e adolescentes e não tem um espaço para eles brincarem. Dava pra melhorar muito a vida dos jovens”, Priscila Maria, diarista.

Olhar para o futuro e acreditar na mudança faz a dona de casa Deiziane Gomes não ter dúvidas de quem vai votar no dia 6 de outubro. “Com Evandro prefeito eu sei que nós vamos ter projetos para a juventude, que ele vai investir aqui e eu sou 13 com certeza”, conta Deiziane Gomes, dona de casa. 

Andreina Souza

Estudante

"O Titanzinho é um bairro muito conhecido pelo surfe e skate, mas faltam investimentos em esporte para o jovem da periferia, assim como oportunidade para a juventude e qualificação. Quando a gente busca emprego sem curso de qualificação não aparece vaga. Os jovens precisam de oportunidade para aprender e desenvolver mais o turismo”.