“Será uma gestão participativa, colaborativa e feita de gente para gente”, definiu Gabriella Aguiar
A força feminina está unida para transformar a vida das mulheres em Fortaleza
Juntas, a candidata a vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD) e a futura primeira-dama, Cristiane Leitão, se reuniram, nesta quarta-feira (18), com um grupo de mulheres da comunidade do Vicente Pinzón, no bairro do Mucuripe. No encontro, ouviram relatos de mães que não conseguem matricular os filhos em creches, de mulheres que sentem desamparadas sem assistência à saúde e de quem agradeceu pela simples oportunidade de serem escutadas.
“A gente nunca teve essa oportunidade de falar sobre o que a gente precisa. Eu tô na fila de espera de uma vaga na creche pra minha bebê já tem nove meses”, disse Vanessa Gomes, dona de casa, mãe de quatro filhos, entre eles uma criança de um ano de idade.
Sem ter como matricular a caçula na creche, a mãe não consegue um emprego fixo, vive a incerteza do amanhã e luta para ter equilíbrio psicológico diante dos inúmeros problemas.
“Além da minha caçula, eu tenho outros três filhos e um deles é especial. O acompanhamento pra ele tá cada vez mais difícil, não consigo consulta, ele está sem a medicação, então você imagina como fica minha cabeça? Quando você junta todos os problemas você vai ter uma mãe altamente instável. A luta não é fácil. Hoje eu só vivo pela fé que Deus dá”, desabafa Vanessa.
Fazer uma gestão com o olhar voltado para à população é o que se propõe a candidata a vice-prefeita, Gabriella Aguiar. Durante o evento, ela destacou o trabalho que irá realizar junto ao candidato a prefeito de Fortaleza, do PT, Evandro 13.
“Uma gestão participativa, colaborativa e escutando as pessoas. É de gente pra gente. Essa é a gestão que o Evandro quer fazer. Evandro é um homem do bem, apaixonado por Fortaleza, humilde e manso do coração. Eu sei que estou no time certo para mudar essa cidade”, disse a candidata a vice-prefeita.
A futura primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, destacou também que a troca entre o ouvir e executar é o que faz uma gestão bem sucedida.
“Precisamos muito de vocês, pra gente acertar na gestão, para resolver os problemas da comunidade e esse momento da escuta é muito importante. Uma gestão de sucesso começa assim: uma gestão participativa e colaborativa”, completou.
Saúde para mulheres da terceira idade
Cuidar da saúde das mulheres da terceira idade possibilitando o envelhecimento saudável e o acompanhamento da saúde com especialistas, também foi destacado por Gabriella e Cristiane Leitão no evento.
“Vamos garantir que a mulher passe por uma menopausa digna, decente, fazendo o tratamento necessário, para que a gente chegue com mais de 80 anos, independente, autônoma e ativa. Isso é o que a gente espera para Fortaleza”, pontuou Gabriella.
Ampliar o horário de atendimento nos postos de saúde para funcionar até 21h é uma iniciativa que Cristiane Leitão também ressaltou como benefício para as pessoas da terceira idade, que muitas vezes precisam aguardar um parente chegar do trabalho para levar a unidade básica de saúde.
“Hoje os postos estão fechando por volta de 16h e às vezes nem médico tem. A proposta de Evandro e Gabriella é reestruturar os postos de saúde, seja na estrutura física ou na contratação de médicos e profissionais, além de ampliar o horário de atendimento. Essa mulher aqui (se referindo a candidata a vice-prefeita) me representa e vai representar cada uma de vocês” apontou, Cristiane.
Primeira-dama atuante
A futura primeira-dama, se comprometeu que na gestão de Evandro e Gabriella, vai atuar como defensora dos direitos às mulheres, das causas sociais e estará atenta às necessidades da população.
“Fortaleza hoje está órfã de uma primeira-dama e vocês vão receber um presente que é uma primeira-dama que olha pra vocês, gosta do social, gosta do terceiro setor, gosta das comunidades e que vai tá aqui conversando com vocês”, afirmou.