Turismo: "Vamos criar centros de formação e complexo hoteleiro na Praia do Futuro", afirma Evandro 13
Participação no café da manhã com o setor de hotéis, turismo e eventos deixou clara a vontade do candidato em gerar empregos, autorizar benefícios fiscais e estimular a economia por meio do turismo e de suas vertentes
O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, tomou café da manhã, nesta quinta-feira, 5, acompanhado dos principais nomes do turismo, da hotelaria e do setor de eventos do Ceará e, também, da cidade de Fortaleza. A presença do candidato petista no encontro, que ocorreu no bairro Varjota, mostrou a disposição dele em valorizar os setores em sua gestão. Representantes, lideranças e empresários dos setores apresentaram as dificuldades pelas quais a cadeira produtiva passa neste momento. A carência na formação de profissionais e o desprovimento de visibilidade à região da Praia do Futuro são queixas recorrentes.
"A cada dia que passa, começo a sentir que Fortaleza está se tornando uma cidade-dormitório. As pessoas estão vindo, passando menos tempo e indo para as praias. Iremos criar centros de formação para os profissionais dos setores de turismo, de hotelaria e de eventos. Em seguida, nós vamos incentivar as empresas, com benefícios fiscais. Nós temos, por exemplo, um espaço extremamente bonito que é a Praia do Futuro. O que falta é ser visto. A Praia do Futuro tem que deixar de ser a Praia do Futuro e ser a Praia do Presente. A gente vai incentivar aquela região, com a criação do complexo hoteleiro da Praia do Futuro. Até porque a rede hoteleira da Beira-Mar está se esvaziando, com saída de um hotel e a venda de outro", relatou Evandro 13.
Outro compromisso firmado por Evandro 13 foi discutir a queda no fluxo de passageiros no Aeroporto de Fortaleza, se comparado ao período anterior à pandemia, no ano de 2019. Para Evandro 13, a palavra-chave é diálogo.
"Vamos analisar e avaliar os assentos na malha viária. É extremamente importante. Terá todo meu apoio para que a prefeitura, com os governos Estadual e Federal e as companhias aéreas, resolva esse problema, fazendo, inclusive, campanhas fora do nosso País. Tudo isso é extremamente importante. Além disso, iremos criar rotas culturais em Fortaleza. Acima de tudo, vou me reportar ao tripé: formar, incentivar, com benefícios fiscais, e dialogar. Podem esperar esses três verbos de mim. São fundamentais", destacou.
O candidato petista fortaleceu que irá "tomar decisões coletivas". Ele salientou que é necessário conversar "sem imposição, mas entendendo a importância que o turismo tem para a economia do Ceará e de Fortaleza". Evandro 13 ainda recebeu um ofício com ações sugeridas pelos setores para transformar Fortaleza em um polo estratégico de turismo e de eventos. Entre elas, estão a revisão da tributação do Imposto Sobre Serviços (ISS) nas captações de recursos de eventos corporativos, o incentivo à pesquisa, a melhoria da malha aérea e a política específica de promoção de Fortaleza como destino turístico de Eventos e Lazer.
Carência nos investimentos em saúde
Além de conversar com as lideranças, os representantes e os empresários da cadeia produtiva, Evandro 13 criticou, em seu discurso, a falta de atenção da atual gestão do município com áreas prioritárias, como a saúde dos fortalezenses.
"O que o prefeito está fazendo é uma maquiagem, pintando os postos de saúde. Não tem médico, remédio, enfermeiro nem dentista. No Instituto Doutor José Frota (IJF), faltam esparadrapo e paracetamol. Enquanto não combatermos as desigualdades, não vamos avançar", enfatizou.