“Vamos fazer de Fortaleza um lugar para viver e envelhecer”, afirma Gabriella Aguiar em defesa aos direitos à pessoa idosa 

A população idosa reclama da falta de assistência especializada na saúde, da ausência de Centros-Dia (espaços de convivência) e da inexistência de oportunidades na área de cultura e lazer. 

Os idosos de Fortaleza sentem que foram esquecidos e abandonados pelo poder público municipal. Neste sábado (14), a candidata a vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD), se reuniu com grupos de pessoas da melhor idade e, como médica geriatra, que conhece a dor da população mais idosa, se comprometeu em mudar a situação e dar dignidade para quem já viveu muitos anos.

A população idosa reclama da falta de assistência especializada na saúde, da ausência de Centros-Dia (espaços de convivência) e da inexistência de oportunidades na área de cultura e lazer. As queixas foram apresentadas durante o encontro com Gabriella por representantes de grupos da melhor idade de vários bairros de Fortaleza.

“Hoje nós estamos aqui com o espaço aberto para dizer o que a população de Fortaleza 60 mais precisa como política pública pra garantir a sua existência. São pessoas que já contribuíram muito para a sociedade e hoje estão esquecidas. Eu vejo esse momento como oportunidade de uma grande tomada de rumos para a política pública da pessoa idosa de Fortaleza. Vamos ser uma cidade referência de políticas públicas para a pessoa idosa.

Vamos construir uma cidade modelo de respeito e dignidade”, destacou, Vejuse Oliveira, representante do Fórum Cearense de Políticas para a pessoa idosa. Um documento com as principais demandas da população foi entregue à candidata a vice-prefeita que disse estar pronta e preparada para atender as reivindicações. Gabriella é médica com especialização em geriatria e considera que oportunidade na política dará condições de ir além da assistência em saúde.

“Sou formada há quase onze anos e desde o início da minha formação, eu sempre tive esse chamado de servir as pessoas através do cuidado, da assistência direta, mas percebi que precisava sair dos muros dos hospitais, das clínicas e trazer toda a minha experiência e essa vontade de mudar as coisas para a política. Eu sei que estou do lado certo, sei que estou no time certo com Lula, Camilo e Elmano e nós vamos fazer de Fortaleza um lugar para viver e envelhecer”, se comprometeu.

Defender políticas públicas para a pessoa idosa é compromisso de Evandro 13 e Gabriella Aguiar. Na área da saúde, serão construídos Centros-Dia para que o idoso possa ter a socialização restabelecida. As equipes de atenção domiciliar serão ampliadas e o idoso vai receber assistência de saúde dentro de casa. O público com mais de 60 anos irá contar também com atendimento para quem foi vítima de violência. No incentivo a cultura, serão oferecidos cursos e projetos de formação para a população se sentir ativa e saudável.

“Nós esperamos que a administração do Evandro seja um novo olhar para as pessoas idosas da nossa cidade. A nossa luta é de muitos anos. Hoje nós somos completamente desassistidos”, conta Rubens Costa de 69 anos.